domingo, 4 de novembro de 2007

Medo?!


O medo... o que é isso do medo?


Todos nós sabemos que o medo é algo criado somente por nós, é um sentimento de alerta que a nossa mente cria para se proteger quando se sente ameaçada.
E esse sentimento pode ter duas faces, aquela em que pode tornar-se o motor para enfrentarmos todas as nossas angústias e que nos faz lutar, e a outra face que nos faz esconder num canto e desistir só porque temos medo de arriscar!

Há pessoas que têm medo de alturas, outras que têm medo de morrer, outras que têm medo das doenças que podem vir a ter, outras que têm medo de amar, outras que têm medo de aranhas, outras de sair à rua, outras da água, outras do escuro, outras da solidão.. e por aí adiante.. há diversos e diferentes tipos de medos.. e a intensidade do medo que cada um tem , porque cada um de nos tem medo de algo, difere no passado que há para aquele medo existir.. o nosso inconsciente e a nossa memória funcionam muito bem quando o medo teima em aparecer!


Surgem diferentes medos ao longo da nosso vida..

Lembro-me que em criança tinha medo de espantalhos, tinha medo de vir para o quarto sozinha, tinha medo de uma professora que tive, tinha medo de aranhas.

Na passagem para adolescência tinha medo, quer dizer ansiedade e não propriamente medo, de se o tal gostava de mim ou não, como seria o meu primeiro beijo, o meu primeiro namorado, a minha primeira saída a uma discoteca, a minha primeira vez, a minha primeira aula de condução, o primeiro exame nacional, o primeiro dia na faculdade e continuei a ter medo de aranhas!

Agora continuo a ter medo de aranhas (e acho que nunca o vou deixar de ter, faz parte de algo que me aconteceu nesta ou talvez noutra vida), tenho medo de ir sozinha para casa à noite depois de ver um filme de terror, tenho medo de ter uma doença incurável e do sofrimento que possa ter e nem tanto da morte em si apesar de não querer morrer já (tenho tanto para fazer ainda), tenho medo de arriscar quando me apaixono, tenho medo de matar um cão ou um gato quando conduzo, tenho medo de ter um acidente, tenho medo que os meus pais morram, tenho medo de perder um amigo, tenho medo de sei la, tanta coisa.. Mas não vou deixar de viver a minha vida só porque o medo existe.. vou continuar a ver aranhas por todo lado mas vou matá-las sempre que tiver coragem (ou então peço para alguém matar enquanto fujo a sete pés), vou continuar a ver filmes de terror e a pedir que me tragam à porta de casa, se tiver uma doença incurável vou lutar para viver mais um dia junto daqueles que tanto amo, se me apaixonar vou tentar lutar para ter essa pessoa, vou continuar a conduzir, mas sempre com precaução para agir em qualquer eventualidade, vou aproveitar cada momento com os meus pais para que quando eles partam eu não me sinta culpada por não ter estado naquele dia com eles, vou aproveitar cada minuto quando estou com os meus amigos, e vou tentar enfrentar tudo o que me atormenta! Porque apesar de detestar sentir medo de algo, nunca vou deixar de agir só por ele existir dentro de mim!! Quero e vou ter sempre a capacidade de reagir e atacar o medo porque cabe, somente a nós, ditar as regras do jogo,e essas são simples: ganhar ou perder mas a minha única regra é ganhar!!





Sem comentários: