terça-feira, 23 de dezembro de 2008

As escolhas

"Escolher?!

Mas... mas... escolher o quê? Quem? Porquê? Mas..tenho mesmo que escolher?"

As escolhas surgem-nos todos os dias na vida e escolher é uma tarefa difícil mas um processo de aprendizagem e de crescimento pelo qual todos nós passamos.
A escolha e a capacidade de decisão são muitas vezes feitas de modo inconsciente, por apenas ser parte da rotina. Mas outras vezes é algo demasiado sério e complicado por se tratar de uma decisão para a vida!
Mas afinal eu gosto assim tanto desta pessoa? Mas e se aquela for melhor no futuro? Terei mais vantagens com qual? Aí escolher é difícil e só nos apetece é enfiar a cabeça na areia e não ter que decidir!

Parece que aparentemente não podemos ter tudo o que queremos! Não podemos ficar com diversas pessoas só porque nos sentimos atraídas por elas, nem podemos comer o bolo de chocolate inteiro se não nem cabemos na porta no futuro.

É mesmo frustrante haver diferenças entre aquilo que desejamos e aquilo que somos capazes de ter, é mesmo, mas a vida é mesmo assim!

Mas depois de escolher?! Será que a escolha foi a mais correcta?
Começamos a traçar um caminho pela escolha que efectuamos. Começamos a ser alguém que poderia ser diferente se escolhesse o outro caminho!
Mas porquê que é tão difícil? Não seria mais simples se apenas tivéssemos que seguir um caminho que alguém hierarquicamente acima de nós escolheu? Assim saberíamos que não tínhamos sido culpados da nossa fraca escolha! Mas se a escolha fosse assim tão má não nos iríamos culpar porque não tínhamos poder de escolha? Liberdade?

Que coisa tão complicada esta das escolhas e decisões!

Parece que não podemos mesmo ter certezas de tudo o que fazemos nem tirar só conclusões más se as escolhas fracassarem. Temos mesmo que aprender com cada caminho seguido, para não nos voltarmos a enganar. Tenho a certeza que mesmo que nos enganemos em que esquina virar umas milhentas vezes, chegamos ao nosso destino! Esse já está traçado desde o início certo? Podemos é ter muitos percalços pelo caminho.

Não vamos é pensar em todas as escolhas que fazemos, vamos apenas indo escolhendo e logo se vê como fica o final!

Mas... estarei a seguir bem o meu caminho?! Ou escolho aquele ali que tanto me chama a atenção pelas suas pedrinhas brilhantes e com poucas curvas fechadas? :S

Ai que isto de ser gente é complicado!!!

Sem comentários: