sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Desilusão, tristeza e dor q.b

Continuo a acrescentar pedrinhas ao meu caminho... em que algumas são colocadas à força por via de desilusões e acções que nunca esperei que pudessem existir!!!

As pessoas têm a capacidade de nos desiludir de tal maneira que só o conseguimos ver depois de tudo acontecer,
Depois de já não haver ilusão nem amor, nem volta atrás é que reparamos que tudo não passou de uma grande mentira.. daquelas tão bem contadas que nem parecem reais quando as ouvimos.. daquelas que pensamos que acontecem só aos outros!

Como acreditar que nos pode acontecer a nós?
Que nem notamos?
Somos assim tão ingénuos, ao ponto de uma venda (de perfeição) nos cobrir por completo os olhos, o coração e a alma?

Não sei como existem seres capazes de nos iludirem tão bem e em tão pouco tempo,
Seres que são capazes de inventar um tão belo aspecto de si próprios,
De se tornarem príncipes encantados face aos outros seres, inocentes.

Não entendo porquê que o amor consegue-nos iludir tanto e fazer-nos ter tanta esperança!!!
Não entendo! Será que nós moldamos as pessoas à maneira que as queremos ver? Ou simplesmente esses tem a esperteza de se moldar às nossas preferências???
Há seres capazes de nos iludirem tanto de modo a obterem um fim sem olhar a meios?

Tenho tantas perguntas..mas tantas.. só as queria ter colocado antes, antes de me ter iludido, de ter sido enganada de tal maneira, antes de ter cometido o erro de te conhecer, de confiar, de amar, de abdicar de certas pessoas,momentos e coisas!

Quero que alguém me consiga responder a tudo, por favor, façam-no antes que me volte a deixar apanhar!

Mas será que me deixarei apanhar outra vez??
Para esta pergunta tenho resposta: NÃO! Não me voltarei a deixar apanhar nas tuas redes, ou nas redes de alguém tão perfeito ao meu ver, nunca mais! E sabes porquê? Porque me tornaste uma pessoa mais desconfiada, mais alerta de pequenos pormenores que nos passam ao lado por serem insignificantes (dizemos nós), mais fria, mais calculista, mais insensível, mais tudo o que de mau pode existir em mim e menos de bom que eu tinha! Tiraste-me as boas qualidades, que me faziam ser tão sensível, tão meiga..tão única.. e deteste-me tudo o que não gosto numa pessoa, ser tão comum! Fizeste-me tão mal, que agora até os bons momentos se tornaram maus, pelo simples facto de não seres a pessoa que deste a entender ser!!

Será que mereci isto?? Será que não?
Eu acho que tudo na vida tem uma razão de existir, por isso MEREÇO...talvez mereça! Já fui má, ao ponto de encobrir com uma máscara os erros que cometi, e que me perseguirão para a vida toda, como um peso nas costas, um peso na vida!Por isso mereço!
Confiava de mais nas pessoas, e não devia... tu fizeste-me desconfiar, por isso mereço!
Conseguia criar ilusões apenas com um sorriso bonito e a palavra certa no momento certo, por isso mereço!
Era espontânea de mais, a ponto de me atirar de cabeça em tudo, por isso mereço. Agora aprendi a ponderar.
Era tão inocente e achava que ninguém era capaz de me magoar tanto como tu, por isso mereço!
Mereço, mereço, mereço...

Mas será que merecia tanto ao ponto de me deixares tão mal? Pareço um trapo humano, parece que agora apenas sou vazio, que tenho um nó na garganta tão grande, do tamanho da desilusão que me deste, que parece-me impossível comer, falar, gritar e respirar!! Só me deixaste uma solução: escrever tudo o que não consigo falar, escrever sem ninguém me ouvir dizer que não me sinto bem, que me arrependo, que só me apetece fazer... sei lá, nem é bom dizer!

Como foi possível ter-me deixado enganar tão bem... tu não prestas, e um dia vais ter tudo o que mereces.. tudo, tudo o que eu tive e quem sabe mais... o que me fizeste a mim de certeza que não foi a primeira nem será a ultima vez que farás a outras como eu!!

Mas mudarás, e espero que para um ser melhor,apesar de tudo não sou capaz de odiar e o pior estalo na cara que terás é mudar para melhor, passando por tudo e por até mais do que me fazes passar!

Eu sinto que agora estou mal, mudei para pior... mas quem sabe se daqui a alguns tempos isto só me fará bem? ESPERO QUE SIM.. apesar de tudo, acho que mereço mais.. acho que não sou um monstro!!! Serei?

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei, enviei..

..............

Adeus! para sempre adeus!
Vai-te, oh! vai-te, que nesta hora
Sinto a justiça dos Céus
Esmagar-me a alma que chora.
Choro porque não te amei,
Choro o amor que me tiveste;
O que eu perco, bem no sei,
Mas tu... tu nada perdeste:
Que este mau coração meu
Nos secretos escaninhos
Tem venenos tão daninhos
Que o seu poder só sei eu.

Oh! vai... para sempre adeus!
Vai, que há justiça nos Céus.
Sinto gerar na peçonha
Do ulcerado coração
Essa víbora medonha
Que por seu fatal condão
Há-de rasgá-lo ao nascer:
Há-de sim, serás vingada,
E o meu castigo há-de ser
Ciúme de ver-te amada,
Remorso de te perder.

Vai-te, oh! vai-te, longe, embora,
Que sou eu capaz agora
De te amar - Ai! se eu te amasse!
Vê se no árido pragal
Deste peito se ateasse
De amor o incêndio fatal!
Mais negro e feio no Inferno
Não chameja o fogo eterno.
Que sim? Que antes isso? - Ai, triste!
Não sabes o que pediste.
Não te bastou suportar
O cepo-rei; impaciente
Tu ousas a Deus tentar
Pedindo-lhe o rei-serpente!

E cuidas amar-me ainda?
Enganas-te; é morta, é finda,
Dissipada é a ilusão.
Do meigo azul de teus olhos
Tanta lágrima verteste,
Tanto esse orvalho celeste
Derramado o viste em vão
Nesta seara de abrolhos,
Que a fonte secou. Agora
Amarás... sim, hás-de amar,
Amar deves... Muito embora...
Oh! mas noutro hás-de sonhar
Os sonhos de oiro encantados
Que o mundo chamou amores.

E eu réprobo... eu se o verei?
Se em meus olhos encovados
Der a luz de teus ardores...
Se com ela cegarei?
Se o nada dessas mentiras
Me entrar pelo vão da vida...
Se, ao ver que feliz deliras,
Também eu sonhar... Perdida,
Perdida serás - perdida.


[ Almeida Garrett, Folhas caídas ]